O Natal e os seus símbolos

ÁRVORE DE NATAL

O pinheiro foi escolhido para ser árvore de Natal porque, nos países frios, as árvores estão totalmente desfolhadas na época de Natal menos o pinheiro que continua viçoso, com suas folhas verdes. Como símbolo da vida, nós enfeitamo-lo para receber Jesus Cristo, a verdadeira vida. A árvore de Natal tem um profundo sentido, sobretudo quando a família se reúne em torno dela para comemorar o aparecimento de Jesus, através da leitura do Evangelho, da oração, dos cânticos natalícios e da confraternização na troca de presentes. Com os presentes debaixo, a árvore de Natal significa também a árvore da Cruz na qual Jesus nos redimiu e através da qual nos vêm todos os bens.

ESTRELA DE NATAL 

Na ponta da árvore de Natal e muitas vezes sobre o presépio coloca-se a Estrela de Belém. Simboliza a estrela-guia dos magos e sábios do Oriente. O evangelista Mateus narra que no nascimento de Jesus apareceu no céu uma estrela que guiou os pastores e magos até a estrebaria de Belém. Cristo é a nossa estrela, quanto mais nos aproximamos da sua luz, mais poderemos ser luz guiando outros ao encontro de Deus.

BOLAS COLORIDAS

As bolas coloridas que enfeitam o pinheiro representam os frutos da árvore viva que é Jesus. Jesus ensinou-nos o amor, o perdão, a verdade, a oração, a fé, a esperança. Todas estas virtudes são como frutos da árvore. As pessoas unidas a Cristo também produzem estes frutos.

SINOS

O sino é sinal de alegria. Um grande acontecimento é anunciado com o toque festivo dos sinos. O sino lança mensagens no ar. O nascimento de Jesus é a grande mensagem que precisa ser anunciada para a libertação do ser humano.

ARRANJOS SECOS

Os arranjos secos trazem uma mensagem de alerta: O que está seco não tem vida. Olhando-os, reflectimos sobre a nossa situação de distância Daquele que é a vida verdadeira: Jesus Cristo. Jesus veio para que tudo se desenvolva, para que tudo tenha vida. Há no nosso mundo muitos sinais de morte que podem ser vencidos pela mensagem de vida que Jesus quer comunicar através de nós.

 

 

 

PRESENTES DE NATAL

Jesus foi o grande presente de Deus para nós. Por isso, no Natal presenteamos aquelas pessoas que nós amamos, lembrando a alegria que sentimos pelo facto de Jesus ter nascido entre nós. Dar presentes para a felicidade das outras pessoas é viver o amor e a doação que Cristo nos ensinou.

VELAS DE NATAL

As velas simbolizam a presença de Cristo como luz do mundo. Ele próprio disse: “Eu sou a luz do mundo”. Acendendo velas no Natal queremos alimentar a nossa fé e desafiar-nos mutuamente para sermos também luz para o mundo. Cristo, a luz do mundo, convida-nos a tornarmo-nos luz, alegria e felicidade para as outras pessoas.

CARTÕES DE NATAL

O envio de cartões de Natal é uma maneira muito bonita de comunicar o Evangelho de Jesus Cristo. As mensagens de Natal ajudam-nos a compreender que Jesus Cristo continua a nascer entre os seres humanos.

CEIA DE NATAL

Na Ceia de Natal, as famílias reúnem-se para festejar o nascimento do filho de Deus. Costuma-se colocar no centro da mesa uma vela para simbolizar que Cristo é a nossa luz e está presente entre nós. Assim, reunir-se na noite de Natal para participar da ceia significa celebrar a vida, partilhar o amor e a reconciliação.

CANÇÕES DE NATAL

Através das mensagens cantadas nas canções de Natal anuncia-se o nascimento de Jesus. Algumas canções são tão significativas no Natal que não se pode imaginar uma celebração natalícia sem elas.

Leave a Comment