Sessão de Cinema no dia mundial do migrante e refugiado

Realizou-se no passado dia 17 de Janeiro, dia mundial do migrante e do refugiado, no salão da Igreja Beato Scalabrini, uma sessão de cinema /debate, organizada pelo grupo de Leigos Scalabrinianos com a colaboração do Padre Geraldo, sobre este tema que é tão actual e presente nas nossas vidas – os refugiados.

“Welcome” (2009) é um filme que relata a aventura de um jovem iraquiano de 17 anos que tenta chegar a Inglaterra onde o espera a namorada. Foi chocante ver as dificuldades que as pessoas na mesma situação encontram, muitos deles menores de idade, as condições pouco dignas em que vivem, a rejeição pela sociedade e a penalização a quem, com um gesto misericordioso, os tenta ajudar.

É esta a sociedade em que vivemos – uma sociedade em que as obras de misericórdia não têm lugar; em que nós Cristãos temos de nos afirmar para seguir os ensinamentos do Pai “Em verdade vos digo: Sempre que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim mesmo o fizestes” (Mt 25, 40).

Em especial neste ano declarado pelo Papa Francisco como o Ano da Misericórdia estejamos atentos às necessidades dos nossos irmãos “mais pequeninos” para cumprirmos  os ensinamentos de Jesus.

Tânia Moreira

Leave a Comment