Casamento

Marcação do Casamento

O casamento celebra-se normalmente na paróquia de residência da noiva (ou do noivo). Os noivos se apresentarão no Cartório Paroquial para fazer a marcação. Na Paroquia de Amora, as celebrações dos casamentos se realizam aos sábados, de manhã, na Igreja Matriz, na Igreja Nova e na Igreja dos Foros de Amora.

CPM – Centro de Preparação para o Matrimónio

Os noivos devem apresentar-se ao menos com três meses de antecedência. Este Primeiro encontro com o Sacerdote serve para o conhecimento recíproco e para a inscrição ao CPM.

O CPM propõe 4 encontros e se realizam nos dias de Sexta e Sábado a noite, em lugares diferentes.

Para mais informações, consulte o sítio Web do CPM.

Processo de Casamento Religioso

Realiza-se na paróquia de residencia de um dos noivos. Na Paróquia de Amora, realiza-se durante o horário de cartório (Segunda, Quarta, Quinta e Sexta, das 16h00 às 18h30 e Sábado, das 09h00 às 12h00).

O Processo de Casamento Civil, trata-se na Conservatória do Registo Civil.

• Certidão de Baptismo
  • Atestação de estado livre (a tratar quando do processo de Casamento).

Lembramos que, pela “Concordata” o matrimónio religioso tem efeitos civis, por isso, os noivos deverão apresentar à Igreja o Certificado para Casamento (se solteiros) ou a Certidão de Casamento (se casados civilmente), passados pela Conservatória do Registo Civil.

Testemunhas

São quatro pessoas, dois casais.

Todos assinam, junto com os noivos, no registo da igreja, no dia da celebração do casamento.

Dois deles assinam também o documenrto do Registo Civil. É preciso dar os nomes completos, incluindo as fotocópias do Bilhete de Identidade ou Cartão do Cidadão.

Preparação da celebração

Uma semana antes do Casamento, com o sacerdote que presiderá a celebração litúrgica.