O CPP é o órgão principal de aconselhamento pastoral do Pároco e é lugar de partilha e de comunhão na responsabilidade pastoral. O CPP colabora na condução da comunidade. Reflecte sobre os problemas relativos à evangelização e busca soluções no sentido profundo de co-responsabilidade, para que a Paróquia alcance os seus objectivos.
O Pároco é o presidente do CPP. Há um Moderador e um Secretário para redigir as atas. O mandato dos membros é de 3 anos.
O actual CPP entrou em função em 01/01/2014. O CPP reúne cada dois meses, com calendário marcado no começo do ano pastoral. O CPP é composto de 25 membros no máximo. Tem os seus próprios estatutos.
Para a escolha dos membros, o critério principal é o da representatividade dos principais agrupamentos pastorais. Os critérios de representatividade são: Conselho Económico, CAPA, Conferências de S. Vicente de Paulo, Escuteiros, Pastoral da Liturgia (Grupos litúrgicos), Pastoral da Família/CPM/CP B, Pastoral dos Doentes, Catequese das Crianças e Adolescentes, Catequese de Adultos, Grupos dos Jovens/EPPJ, Apostolado daOração, Cursilhos, Renovamento Carismático, Pastoral das Vocações e Missão, Professores de Religião e Moral, Comunidades Migrantes, Representante da Matriz, Representante dos Foros, Representante da Quinta da Princesa. Mais 5 membros poderão ser convidados e escolhidos pelo Pároco.
O Conselho Pastoral compõe-se actualmente dos seguintes membros: (2014-2015-2016)
- Ana Duro
- Agnelo Fernandes
- António Joaquim
- António Martins
- António Rodrigues
- Carlos Sousa
- Domingos Engenheiro
- Duarte Peres
- Fátima Sousa
- Fernando Rocha
- Humberto Ramos
- Inês Simões
- Ir. Maria Otília Morgado
- João Castanho
- Joaquim Tavares
- José Fernandes
- José Saruga
- Luís Araújo
- Maria José Calqueiro
- Nádia Ximenes
- Otília de Jesus Mota
- Ricardo Carvalho
- Renata Braga
- Rosa Charneca
- Padres: Pedro, Leo, Pio