Batismo de crianças e de adultos

Batismo de Crianças

Bebés

As crianças (bébés) são batizadas, normalmente, a pedido dos pais até aos 4 anos de idade.

Passados os 4 anos, são fortemente aconselhados a esperar até à idade da catequese (6 anos). Neste caso, será no 2º ano de Catequese que as crianças/adolescentes são preparadas para receberem o Sacramento do Batismo.

Há, no entanto, algumas condições que se requerem, tais como:

Crianças ou Adolescentes na Catequese

A criança ou o adolescente deverá viver:

• Assiduidade semanal à Catequese assim com à Santa Missa.
  • Interesse e boa participação na Catequese, assim como mostrar desejo de ser batizado.
  • O compromisso de continuar na Catequese após a celebração do Batismo.
  • Uma preparação própria, trabalhando o livro “Caminho para o meu Batismo”.
    • Essa preparação é feita fora do horário habitual da catequese, a marcar de acordo com a disponibilidade do catequista que o vai preparar.

Pais

Dos pais espera-se que:

• Tenham uma vida coerente com os valores de Cristo e do Evangelho, como exemplo aos filhos.
  • Se comprometam a educar os filhos cristãmente, através da continuação da frequência da catequese nos próximos anos, até à celebração do Crisma.
  • Escolham padrinhos que sejam comprometidos em Igreja, capazes de serem verdadeiras testemunhas de Deus e que ajudem a criança a seguir Jesus Cristo, os Seus valores e ensinamentos.
  • Não escolham os padrinhos apenas por serem familiares vossos ou por simpatias, pois estas são razões secundárias.
  • Participem nas reuniões para que forem convocados.

Padrinhos

Aos padrinhos a Igreja pede que:

• Tenham mais de 16 anos.
  • Sejam batizados na Igreja Católica.
  • Tenham celebrado a 1ª Comunhão e de preferência também o Sacramento da Confirmação / Crisma
  • Sendo casados, que sejam casados pela Igreja.
  • Sejam cristãos praticantes e comprometidos em Igreja.
  • Tomem a sério o compromisso de auxiliar os pais na educação cristã da criança.
  • Participem numa reunião de preparação, sem o que não poderão ser padrinhos.

Batismo de Adultos

Para o batismo de adultos, requere-se uma preparação adequada, conforme programação paroquial.

Gostaria de deixar um comentário a este artigo?