Confirmação (Crisma)

Para celebrar a Confirmação, há alguns requisitos que são necessários viver e respeitar pela parte do Catequizando e sua família. Tais como:

• Ter tido ao longo dos anos da Catequese da Adolescência (7º ao 10º anos) uma assiduidade e um empenhamento nos encontros semanais da Catequese.
  • Demonstrar um sentido de pertença e compromisso em Igreja, quer pela assiduidade aos sacramentos quer pela celebração semanal dominical da Santa Missa.
  • Ter já 16 anos ou fazê-los até ao final do ano em que faz a celebração.

Crismandos

É  imprescindível  que:

• Participe nos 4 Retiros anuais:
    • Advento
    • Quaresma e no de
    • Preparação para o Sacramento da Confirmação, que deverá ser em Maio ou Junho.
    • Reflexão Final, em Novembro, uns dias antes da celebração do Sacramento.
  • Qualquer dos retiros é para participar o dia inteiro.
  • Participe na preparação final (na véspera), celebrando o Sacramento da Reconciliação.

Padrinhos

Para ser Padrinho/Madrinha é preciso:

• Ter recebido o Sacramento da Confirmação (Crisma).
  • Que seja uma pessoa de vivência de Igreja, dos valores de Cristo e do Evangelho.
  • Pode ser homem ou mulher, é indiferente.
  • Se for pessoa casada, tem que ser casada pela Igreja.
  • Participar numa reunião de preparação. Essa reunião será na Igreja Beato Beato Scalabrini. O dia será anunciado oportunamente.

A presença dos pais e padrinhos é imprescindível nessa reunião de preparação.

• Os padrinhos que moram muito longe, podem fazer na Paróquia onde pertencem essa reunião de preparação para poderem ser padrinhos e enviar o certificado comprovativo de reunião de preparação.