Secretariado Paroquial das Migrações

Este grupo procura estar atento ao fenómeno migratório, intervindo e realizando acções de apoio material e espiritual aos migrantes, agindo sobretudo no território da Paróquia.

A Paróquia de Amora foi assumida pela Congregação Scalabriniana para ser uma presença “típica” e “exemplar” de sensibilidade pastoral para o mundo da Migração, podendo ser um exemplo também para as outras paróquias. Não perde ocasião portanto para poder falar, celebrar datas, rezar, intervir, mantendo assim vivo na Comunidade o interesse pela problemática religiosas e social da Migração.

Colabora com a OCPM, com o Secretariado diocesano das Migrações e outros organismos. Celebra solenemente a Semana das Migrações, privilegia as formas de acolhimento e assistência dos pobres e dos migrantes, incentiva as iniciativas, é atenta aos casos de necessidade do CAPA, celebra a Festa dos Povos Migrantes em Junho e das comunidades menores migrantes, presentes na Paróquia.

Esta Celebração das Festas das Comunidades étnicas (Cabo-verdianos, Brasileiros, São-tomenses, Goeses, Timorenses, Guineenses, Angolanos etc. ) é um momento forte e característico da nossa Paróquia.

A nova Igreja, dedicada a Scalabrini, patrono dos Migrantes é mais um motivo para intensificar aqui a devoção ao Padroeiro e fazer conhecer a sua espiritualidade.

OCPM (Obra Católica Portuguesa das Migrações)

Diretora: Dra Eugénia Quaresma

Secretariado Diocesano da Pastoral dos Migrantes

Diretor: Pe. Pedro Cerantola (Contactos: Seminário Scalabrini)