São João Batista Scalabrini, Apóstolo dos Migrantes

João Batista Scalabrini foi proclamado Beato em 9 de Novembro de 1997 por João Paulo II e foi canonizado por Papa Francisco no dia 9 de outubro de 2022. Por esta ocasião, alguns peregrinos, sacerdotes e leigos, da nossa Paróquia de Amora participaram presencialmente na solene celebração presidida pelo Papa Francisco em Roma. Aqui, na Amora, pelas 9h, um bom grupo de fiéis se juntaram no salão da Igreja Scalabrini e participaram na mesma celebração em direto. Saudaram o acontecimento com uma grande salva de palmas. Foi um momento de grande alegria. Seguiram uma procissão até a entrada da Igreja, onde foi inaugurado um azulejo comemorativo. A Celebração da Eucaristia foi bem animada com a presença das comunidades migrantes. Sentimo-nos, de facto, honrados por termos na nossa Paróquia uma igreja dedicada a São João Batista Scalabrini.

A nossa Paróquia reúne migrantes de diversas proveniências, de Cabo Verde, do Brasil, de Goa, de Guiné Bissau e de outros países. Nós, os Missionários Scalabrinianos – que chegamos na Paróquia de Amora em 1971  – sentimo-nos agora ainda mais empenhados em viver o carisma do nosso fundador, São João Batista Scalabrini, o Pai dos migrantes, construindo fraternidade na diversidade nesta paróquia. São João Batista Scalabrini, que desde sempre, foi um ponto de referência para os migrantes e muito mais o é agora. Que Senhor, pela intercessão do nosso Santo fundador, nos ajude a viver com mais entusiasmo a nossa missão ao serviço deste povo migrante. .

São João Batista Scalabrini,
com o coração de Bispo e fervor de Apóstolo,
tu te fizeste tudo a todos.
Escutaste o clamor dos migrantes,
falaste em seu nome, defendeste os seus direitos.
A Eucaristia foi o teu sustento,
A Cruz de Jesus o teu refujo,
Maria, Mãe da igreja, o teu conforto.
Por tua intercessão,
Deus, que Pai, Filho e Espírito Santo,
conceda a paz a toda a humanidade ao mundo inteiro,
proteja os que cruzam mares e fronteiras,
apoiados na esperança.
Abençoe-nos a nós a aos nossos familiares
e concede-nos a graça que confiantes te pedimos.
Amém

João Batista Scalabrini, nasceu em Fino Mornasco, na província de Como (Itália) em 8 de julho de 1839. Terceiro filho de Luís e Colomba Scalabrini. Recebeu de seus pais una sólida educação cristã. Foi ordenado sacerdote em 30 de maio de 1863. Foi professor no Seminário de Como até 1870, quando foi nomeado vigário da paróquia de São Bartolomeu na cidade de Como. Recebeu a ordenação episcopal por Alessandro Cardeal Franchi em 30 de janeiro de 1876 e foi enviado para a Diocese de Piacenza-Bobbio. Ao longo de sua vida celebrou três sínodos diocesanos (1879, 1893, 1899) e cumpriu cinco visitas pastorais às 365 paróquias da diocese. Em 1887, fundou a Congregação dos Missionários de São Carlos, ou Scalabrinianos, para cuidar dos migrantes italianos. Em 1889 instituiu a associação laical São Rafael para a assistência aos migrantes. Em 1895, nasceram as Missionárias de São Carlos e mais tarde as Missionárias de São Carlos Borromeu. Em 1901, visitou os emigrantes italianos nos Estados Unidos e, em 1904, no Brasil. D. João Scalabrini morreu no dia 1º de junho de 1905, com 61 anos de idade, em Placência. A sua espiritualidade e o seu carisma à serviço dos migrante continuam a suscitar vocações e generosidade na Igreja.