QUARTA-FEIRA DAS CINZAS – 2020

Com a quarta-feira das cinzas, que este ano cai no dia 26 de fevereiro, iniciamos o tempo santo da Quaresma, quarenta dia de deserto, conversão e penitência que nos prepara para a festa da Páscoa, que este anos cai no domingo, 12 de Abril.
A quarta-feira das cinzas é um dia de jejum e penitência. As normas da Conferência Episcopal lembram a todos os fieis que o espírito de penitencia se torne mais visível nas sexta-feiras da Quaresma, com uma alimentação simples e sóbria, que poderá concretizar-se na abstenção da carne. (Normas de 28-01-1985)

O tempo santo da Quaresma inicia com a Celebração da “imposição das cinzas”. Um gesto simples, humilde e sóbrio que nos lembra a nossa frágil natureza humana, inclinada ao pecado e que precisa de conversão. Desta forma, a Igreja inteira – e cada cristão – começa um itinerário de conversão a Deus: “perdoai, perdoai o vosso povo” (Jl 2,12-18); “É agora o tempo favorável, é agora o dia da salvação”; “reconciliais-vos com Deus: nós vo-lo pedimos em nome de Cristo” (2Cor 5,20).

A imposição das cinzas é um acto comunitário, não é uma simples devoção privada. Com este gesto penitencial, a igreja inteira que entra no deserto quaresmal, tal como o povo de Israel e como o próprio Jesus no deserto, como num grande retiro espiritual. Seu objectivo é encontrar-se com o Senhor. A forma, é vencer as tentações, reconciliar-se com Deus e com os irmãos. A finalidade: preparar-se para celebrar, de coração sincero o Mistério Pascal do Senhor.

26 DE FEVEREIRO DE 2020
QUARTA-FEIRA DAS CINZAS
SANTAS MISSAS E IMPOSIÇÃO DAS CINZAS
– 09H e 18h na Igreja Matriz –
– 10H 21H na Igreja Beato Scalabrini
– 21H na Igreja dos Foros de Amora

CELBRAÇÃO DA VIA SACRA
TODAS AS SEXTAS-FEIRAS DE QUARESMA
– 17H na Igreja matriz
– 18H na Igreja Scalabrini
– 21H na Igreja dos Foros de Amora

SEXTA-FEIRA SANTA
21h – VIA-SACRA, animada pelos jovens da nossa paróquia. Adoração da Santa Cruz.