Uma Semana Santa Muito Especial

Em apenas algumas semanas, nosso mundo está a mostrar todos os seus limites, suas fragilidades e suas fraquezas.

Muitos de nós lembramos o impressionante momento de oração que o Papa Francisco presidiu na semana passada sozinho na praça vazia de São Pedro em Roma, frente à cruz de Cristo.

Ao comentar o texto bíblico, Jesus acalma a tempestade, o Papa deu-nos a chave para entender o que está em jogo para nossa humanidade: “Jesus está presente conosco no barco.” Ele convida-nos a superar todas as formas de angústia, medo e ter confiança no seu infinito amor. Este tempo de provas pode tornar-se um momento de escolha para avançar de uma maneira diferente para o futuro.

Nesta Semana Santa, somos privados de celebrações em nossas comunidades paroquiais. Este sentimento de falta que nos habita, convida-nos a viver ainda mais profundamente este mistério da cruz e da ressurreição de Cristo.

Somos chamados a redescobrir que é Jesus crucificado, morto e ressuscitado que estabelece laços com ele, com seu Pai e entre nós.

Somos convidados a entrar num caminho de conversão profunda. O Papa diz-nos: “Abraçar a sua cruz significa encontrar a coragem de abraçar todas as contrariedades da hora atual, abandonando por um momento a nossa ânsia de omnipotência e possessão, para dar espaço à criatividade que só o Espírito é capaz de suscitar. Na sua cruz, fomos salvos para acolher a esperança e deixar que seja ela a fortalecer e sustentar todas as medidas e caminhos que nos possam ajudar a salvaguardar-nos e a salvaguardar.”

Abraçar o Senhor para abraçar a esperança. Aqui está a força da fé, que liberta do medo e dá coragem para avançar. Sejamos gratos a todos aqueles que durante esses dias não medem esforços e nem tempo para acolher e assistir os que são atingidos pelo Covid-19. Gratos também àqueles que nos fazem propostas para que todos possam viver intensamente a semana santa e principalmente o tríduo Pascal. Estejamos todos unido em Cristo, nossa Esperança.

Sejamos todos testemunhas desta grande alegria que o Cristo ressuscitado nos dá.

A todos Feliz e Santa Páscoa.
Padre Geraldo, Pároco