Igreja Beato Scalabrini

Igreja Scalabrini

Visão frontal da nova Igreja Beato Scalabrini

Origens e história

A necessidade de ter uma Igreja maior em dimensões levou o Padre Pedro Cerantola, pároco de Amora a procurar um terreno e a recolher fundos para esta obra,  já que a antiga Igreja Matriz se revelava pequena para o aumento constante da população.

O terreno previsto naquela altura era o da Quinta da Mariana, o lugar onde de facto acabou por ser construída.

A Câmara Municipal do Seixal em 1993 cedeu um terreno próximo ao cruzamento das Paivas, proximo do depósito da água.

Em 1995 foi feito e aprovado um primeiro projecto. Em 2001, com o pároco Pedro Granzotto, a comunidade paroquial, confiando na providência de Deus, decidiu avançar com a obra, contando apenas com as suas próprias capacidades e recorrendo à generosidade do povo e dos benfeitores.

Foi nessa altura que a Câmara Municipal do Seixal comunicou que o terreno doado para a Nova Igreja  já não estava disponível, pois era destinado para ampliar o atual depósito da água. Começaram, então, as tentativas de cedência de outro terreno.

Passaram, assim, dois anos. Foi assim que, no ano de 2003, a Câmara Municipal do Seixal cedeu outro terreno, o actual, sito na “Quinta da Mariana”, perto da Escola básica 2,3 da Cruz de Pau, na Rua do Minho.

Foi então abandonado o antigo projecto e foi elaborado um novo projecto, menos ambicioso, mais barato e funcional.

Lançada a primeira pedra a 6 de Março de 2005, foi dedicada a 24 de Junho de 2007 pelo Sr. Bispo diocesano, Dom Gilberto dos Reis, numa cerimónia onde estiveram presentes autoridades das autorquias locais e da Congregação Scalabriniana.

O seu padroeiro é o Beato João Baptista Scalabrini, Bispo e Fundador dos Missionários de São Carlos (Scalabrinianos), presentes desde 1971 na Paróquia de Amora, dedicados aos migrantes.

O projecto foi realizado pelo Arquitecto João Paixão Salvado. Inclui Igreja, Residência Paroquial, Centro Comunitário com cartório paroquial, salas de catequese, salão polivalente, sede dos Escuteiros e da Conferência de São Vicente.

A nova Igreja tem a capacidade de 650 lugares.

Padroeiro

O Beato João B. Scalabrini, bispo e apóstolo dos migrantes, é o Padroeiro da nova Igreja principal de Amora.

Sendo a Amora muito marcada pela presença de migrantes e havendo a presença de uma congregação que se dedica aos migrantes, foi escolhido este padroeiro.

De facto, João B. Scalabrini é o fundador dos Missionários Scalabrinianos que têm como carisma específico o de acompanhar os migrantes e sensibilizar a igreja local sobre a necessidade do seu acolhimento.

Ver artigo completo sobre o Beato João B. Scalabrini.

Horários das missas nesta Igreja

Consulte a página dos horários das celebrações na Paróquia da Amora.

• Morada: Rua do Minho, nº 14, 2845-097 Amora
  • GPS: 38.619679, 9.121405
  • Telefone: 212240070
  • Telemóvel: 910963704 (Vodafone)